sábado, 16 de janeiro de 2016

Clássicos Masculinos: Comendador José Alfredo de Medeiros ( Chay Suede/Alexandre Nero )

Inicio uma das sessões semanais do nosso blog, o Clássicos Masculinos, que relembrará personagens antológicos da teledramaturgia brasileira, e será postado todo sábado aqui no Tv Brasileira Em Foco. Hoje, para iniciarmos com o pé direito, relembro um dos personagens mais populares dos últimos tempos das telenovelas brasileiras, o Comendador José Alfredo de Medeiros, protagonista interpretado por Chay Suede na primeira fase e por Alexandre Nero na segunda fase da telenovela Império, levada ao ar em 2014 no horário das 21h da Rede Globo.

Qual a história dele?

No fim dos anos 80, no Bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, o jovem pernambucano José Alfredo ( Chay Suede ) de 22 anos chega na casa de seu irmão Evaldo ( Thiago Martins ), ele saiu de seu estado para tentar a vida na cidade grande, porém ainda não conseguiu trabalho. De uma hora pra outra, ele se vê apaixonado pela mulher de seu irmão, Eliane ( Vanessa Giácomo ). A paixão é mútua. Muitas coisas acontecem e por uma armação de Cora ( Marjorie Estiano ), ele acaba se separando de seu grande amor, sem saber que deixa ela grávida. Ele decide sumir no mundo, e no meio de sua viagem, conhece Sebastião ( Reginaldo Faria ), que sugere que ele comece a trabalhar com a exploração de pedras preciosas. No avião, indo pra Suíça com Sebastião, ele conhece Maria Marta ( Adriana Birolli ), e se casa com ela posteriormente. Nessa viagem, também conhece Maria Joaquina ( Regina Duarte ), que o infiltra no ramo de contrabando de pedras preciosas, e assim ele enriquece mais rapidamente. Anos depois, ele se torna um milionário e é conhecido nacionalmente como Comendador. Porém mantém um casamento de aparências com Maria Marta ( Lília Cabral ), que dedica sua vida a infernizar a do marido e briga com ele pelo controle das Joalherias Império, empreendimento da família. Juntos, eles possuem três filhos, José Pedro ( Caio Blat ), João Lucas ( Daniel Rocha ) e Maria Clara ( Andreia Horta ), ele mantém também um caso extraconjugal com Maria Ísis ( Marina Ruy Barbosa ), bem mais jovem que ele.

Porque se tornou popular?

Os trejeitos, as roupas pretas, a caracterização, a sinceridade e o talento de Alexandre Nero tornaram o Comendador um dos personagens mais populares dos últimos tempos, tanto que levou o samba enredo da Escola de Samba da trama.

Qual seu desfecho?

Após inúmeras reviravoltas, se fingir de morto, reviver, ser preso, ele foi assasinado pelo próprio filho, José Pedro, num final rocambolesco, porém bem dirigido. Na última cena da trama, ele aparece na janela de sua mansão, deixando no ar a pergunta se ele realmente teria morrido, ou fingido novamente.

E aí, qual seu Clássico Masculino que você gostaria de relembrar por Aqui?
Comente!

Teremos também, todos os domingos, os Clássicos Femininos. Não percam, até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário